Na tarde desta quarta-feira (19) ocorreu a inauguração do novo Espaço Tecnológico Educativo do Centro de Educação Infantil (CEI) Vereador Heluiz Antônio Moraes Gonzaga, no bairro São João. Com 9 computadores, o espaço, viabilizado pela Secretaria Municipal de Educação e pela Diretoria de Tecnologias Educacionais (DiTec), se propõe a ser uma ferramenta pedagógica para os professores complementarem o aprendizado das crianças, bem como auxiliar no desenvolvimento tecnológico dos alunos de 4 a 5 anos. O investimento feito pela para adquirir as máquinas foi de R$ 22,5 mil.
O ambiente, climatizado e ambientado com luzes especiais e decoração lúdica, é o primeiro laboratório de informática voltado para o uso das crianças da cidade. “É um espaço onde nós vamos utilizar, através da tecnologia, ferramentas pedagógicas assertivas para desenvolver o raciocínio lógico, o pensamento computacional, a aprendizagem, o trabalho em equipe e o pensamento crítico das crianças. Além disso, servirá para que eles levem esse conteúdo aprendido para dentro de casa, para as famílias”, afirma a secretária de Educação de Itajaí, Elisete Furtado Cardoso.
A professora e supervisora de desenvolvimento de tecnologias educacionais, Edizael Adriana da Rosa, que já acompanha 46 laboratórios computacionais do Ensino Fundamental da Rede Municipal, afirma que o intuito do Município é investir nas crianças para o futuro e formá-las não apenas consumidoras, mas também criadoras de tecnologia, sempre de olho na inovação.
O Espaço Tecnológico Educativo também possibilitará o uso da tecnologia com responsabilidade, com um local que proporciona orientação e supervisão contínua às crianças. “Ainda que no momento atual nós venhamos entendendo o uso das telas e da tecnologia, sabemos que, quando trabalhamos com plataformas educativas, que venham ao encontro de cada criança em sua faixa etária, junto de um profissional formado e orientado pela nossa equipe, só teremos lucros”, complementa Elisete.
Segundo a diretora da unidade, Gisele Martins, o Espaço Tecnológico Educativo ficará sob responsabilidade de uma professora que desenvolverá especificamente o projeto de Múltiplas Linguagens. Ela será habilitada pela equipe de tecnologia da Secretaria de Educação para se adequar ao uso da nova ferramenta e melhor atender os alunos.