A Secretaria de Educação, por meio do Programa de Educação Socioemocional, realizou a entrega de mais de 50 mil livros para alunos, famílias e professores da Rede Municipal de Ensino. Atualmente, 91 unidades (50 CEIs e 41 escolas) são contempladas com o programa, o que totaliza uma média de 30 mil estudantes e quase 900 professores aplicadores. O material auxilia na formação e no desenvolvimento das competências propostas pelos livros da Gênios Educacional.
“As obras são referenciadas pelas diretrizes oficiais da educação brasileira e por centros de pesquisa internacionais, com ampla experiência na implementação de programas que desenvolvem as competências socioemocionais”, informou a coordenadora da Educação Socioemocional de Itajaí, Kátia Teixeira.
As competências socioemocionais são preconizadas desde 2019 pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e Itajaí é referência no assunto, porque já aplica o programa na Rede Municipal desde 2017. A implantação nas unidades de ensino traz importantes benefícios para toda a comunidade escolar. Entre eles, destacam-se: a diminuição de casos de violência nas escolas, a redução do número de licenças médicas dos professores e a diminuição do bullying no contexto escolar e familiar.
Formação dos profissionais e nova personagem
Os cerca de 900 professores aplicadores do programa passaram por uma semana de formação no início do mês de maio, com diretora e consultores pedagógicos da Gênios Educacional. Na ocasião também foi apresentada a nova personagem do programa de Educação Socioemocional – a capivara Nana – que já encanta crianças e adolescentes, assim como fizeram o professor Corujão e a águia Mila.
Dinâmicas para a entrega dos materiais
Uma das questões abordadas na formação foi a respeito da entrega dos materiais em sala de aula e/ ou nas unidades de ensino. “A ideia é sempre promover uma dinâmica diferente para tornar o momento ainda mais especial para todos os alunos”, complementou a coordenadora do programa.
Foi o que fez a professora Mayara Bruno de Oliveira Silva, do 1º ano da Escola Básica Professora Maria José Hulse Peixoto, da Murta. Ela embrulhou todos os livros da turma 102, em uma grande caixa de presente e realizou a entrega para os 26 alunos. “Foi um momento significativo para todos, porque os presentes sempre nos fazem sentir especiais e, desta forma, estimulam a aprendizagem e instigam a curiosidade. O grupo gostou bastante”, explicou a professora.
Já o Centro de Educação Infantil (CEI) Cecília Santiago Dias, do Espinheiros, realizou a entrega dos materiais para as crianças e as famílias, que receberam carinho e abraços da personagem Nana.