Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

Projeto promove formação gratuita sobre literatura para a infância e juventude

Iniciativa foi contemplada na Lei Municipal de Incentivo à Cultura
Data de inclusão: 15/03/2023 09:24

O projeto cultural Sopros Literários está de volta e desta vez o projeto promoverá uma formação no estilo residência sobre literatura para crianças e jovens. Os encontros serão híbridos: alguns em formato on-line e outros presenciais em Itajaí, mediados pelas professoras Sueli de Souza Cagneti e Maria Laura Pozzobon Spengler. A participação é gratuita e aberta para qualquer profissional da arte, educador ou público em geral que tenha interesse no tema.

Com a temática “Pontos e contrapontos que atravessam a literatura para crianças e adolescentes”, as professoras mediadoras, referências nacionais na temática, conduzirão 10 encontros ao longo de três meses, de março a maio de 2023. Serão abordados os seguintes eixos: “Eu, leitor: leitura e emancipação”, “Para ler imagens e significar a cultura do livro ilustrado”, “Literatura infantil e juvenil e diversidade”, “O olhar contemporâneo sobre a importância das culturas africana, afro-brasileira e indígena, a partir da Literatura” e “A relevância da leitura de certas obras clássicas ou não”.

As aulas terão momentos expositivos, discussões em grupo, análise de obras, confronto de textos e muitas reflexões. Tudo pensado para que os adultos possam entender sua posição de mediadores na relação com a formação e novos leitores e difusão da literatura. É possível assistir no Youtube da Ativa Rede Educação e Cultura o aulão inaugural realizado ao vivo, na última segunda-feira (13), para apresentar as discussões e a residência.

Para participar da formação, é necessário que o inscrito comprometa-se em estar em todos os encontros, on-line e presenciais. As inscrições estão abertas no site www.redeativarede.com, onde também é possível encontrar mais informações.

O projeto Sopros Literários é uma realização da Ativa Rede Educação e Cultura, associação itajaiense, e chega à sua terceira edição consolidando-se como um importante momento de pensar a mediação cultural e a literatura contemporânea para a infância e a juventude. A iniciativa tem patrocínio do Município de Itajaí e da Fundação Cultural de Itajaí, por meio da Lei de Incentivo à Cultura.

Cronograma:

13 de março, às 19h30: Aulão inaugural "Direitos e desejos do leitor: interfaces do ato emancipatório de ler" com Maria Laura Pozzobon e Sueli Cagneti – On-line e ao vivo em www.youtube.com/AtivaRedeCultura
20 e 27 de março: Aula com tema Literatura infantil e diversidade, com Sueli Cagneti (on-line)
03 e 10 de abril: Aula com tema Livro Ilustrado, com Maria Laura Pozzobon (Presencial no CEU das Artes em Itajaí)
17 e 24 de abril: Aula com tema Literatura Étnico-Racial, com Sueli Cagneti (on-line)
08 e 15 de maio: Aula com tema Literatura juvenil e diversidade, com Maria Laura Pozzobon (Presencial no CEU das Artes em Itajaí)
22 de maio: Aula de encerramento (on-line)

CEU das Artes: Rua Érico Veríssimo, 701, bairro São Vicente - Itajaí

Imagens relacionadas

Projeto promove formação gratuita sobre literatura para a infância e juventude
Projeto promove formação gratuita sobre literatura para a infância e juventude
Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2024- Município de Itajaí