Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

Município retoma reuniões da Sala de Situação de Combate à Dengue

Objetivo é traçar estratégias conjuntas de combate ao mosquito Aedes aegypti
Data de inclusão: 17/12/2020 17:50

O Município de Itajaí retomou nesta quinta-feira (17) as reuniões da Sala de Situação de Combate à Dengue. Em encontro no Gabinete do Prefeito, os membros definiram algumas ações de controle do mosquito Aedes aegypti para o verão. Entre as atividades, ficaram programadas fiscalizações conjuntas em locais com armazenamento irregular de materiais recicláveis, que acabam acumulando água. Também ficou definido que as reuniões serão mensais a partir de 2021.

A Sala de Situação tem sido, desde 2017, um importante apoio à Secretaria Municipal de Saúde nas ações de controle do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika. O objetivo é viabilizar o planejamento em conjunto de metas e estratégias de prevenção, bem como buscar soluções para os desafios e dificuldades que surgem no dia a dia. Durante este ano, as reuniões foram suspensas em função da pandemia de coronavírus.

Conforme o gerente de Controle de Zoonoses da Secretaria de Saúde, Lúcio Vieira, a retomada das reuniões vai contribuir nas ações de controle da dengue para o verão. “Em muitas situações a Secretaria de Saúde precisa do apoio de outros órgãos da Prefeitura para conseguir solucionar os problemas e evitar a proliferação de criadouros. Tivemos um aumento de casos neste ano e precisamos antecipar soluções. A Sala de Situação será fundamental para isso”, comenta.

Neste ano, Itajaí registrou 229 casos de dengue, sendo 192 contraídos na cidade, 17 importados (contraídos fora) e 20 indeterminados (quando não se sabe o local de transmissão). Os casos positivos estão localizados principalmente nos bairros Cordeiros (89 casos), Fazenda (47), Vila Operária (9), São Judas (9) e Centro (7). Em 2020, o Município contabilizou ainda 969 focos do Aedes aegypti.

“Neste mês de dezembro já tivemos dois novos casos de dengue, o último tinha sido em outubro. Precisamos que a população colabore, eliminando os recipientes que podem acumular água em casa e não jogando lixo em terrenos baldios. Não podemos nos descuidar, pois corremos o risco de um novo surto da doença”, alerta Vieira.

O que é a Sala de Situação

A Sala municipal é ligada ao Gabinete do Prefeito e composta pelas secretarias de Saúde, Assistência Social, Obras, Comunicação, Segurança, Desenvolvimento Urbano e Habitação e Educação, além de Vigilância Sanitária, Defesa Civil, Instituto Itajaí Sustentável (INIS), Procuradoria Geral, Semasa, Porto de Itajaí, 17ª Gerência Regional de Saúde, entre outros órgãos da sociedade.

Imagens relacionadas

Município retoma reuniões da Sala de Situação de Combate à Dengue
Município retoma reuniões da Sala de Situação de Combate à Dengue
Município retoma reuniões da Sala de Situação de Combate à Dengue
Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2024- Município de Itajaí