Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

Professores do berçário recebem capacitação sobre introdução alimentar

Data de inclusão: 08/04/2019 09:39

A introdução alimentar é uma fase muito importante para o desenvolvimento da criança. Por isso, a Secretaria Municipal de Educação de Itajaí ofereceu um treinamento nutricional na semana passada. Idealizada por nutricionistas da rede, a capacitação foi direcionada às professoras que atuam nos berçários da educação infantil.

As nutricionistas Fernanda Levone, Gleisi Wiggers e Regina Palm iniciaram o curso. A discussão que orientou as profissionais foi o que devem oferecer de comida aos bebês. A introdução alimentar deve ser realizada a partir dos seis meses, pois é nessa fase que a criança desenvolve o sistema digestivo.

“A intenção é que os educadores sejam multiplicadores desta informação nutricional dentro das unidades escolares, orientando as merendeiras e até outros profissionais”, afirmou a nutricionista Fernanda.

“O nosso objetivo é mostrar a importância de iniciar corretamente a introdução alimentar. A alimentação do bebê não pode ser liquidificada, no mais, o que for saudável e nutritivo, está liberado aos pequenos”, comentou a nutricionista Gleisi.

Entre os alimentos liberados para as crianças do berçário, a partir dos seis meses, estão frutas, proteínas, verduras, integrais e legumes.

Algumas dicas
Durante a alimentação, é importante evitar atividades que possam tirar a atenção da criança, não obrigar a criança a comer quantidade a mais de alimento, manter as refeições de duas a três horas e não insistir para que ele coma quando não estiver com fome. A alimentação deve ser lúdica, para que as crianças participem efetivamente no preparo dos alimentos, e estimulem suas curiosidades, com aromas, texturas e sabores.

Vale lembrar que o leite materno é de extrema importância para a criança e de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o ideal é que seja oferecido até os dois anos de idade ou mais. 

_________________________________
Informações adicionais:
Secretaria de Educação
(47) 3249-3300

Imagens relacionadas

Professores do berçário recebem capacitação sobre introdução alimentar
Professores do berçário recebem capacitação sobre introdução alimentar
Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2024- Município de Itajaí