Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

Educadora da rede municipal é finalista do Prêmio Professores do Brasil

Data de inclusão: 16/10/2018 17:09

O Município de Itajaí tem uma representante na etapa nacional do 11º Prêmio Professores do Brasil, promovido pelo Ministério da Educação (MEC). A professora Patrícia Regina Wanderlinde Alves, da Escola Básica Professora Judith Duarte de Oliveira, no bairro Itaipava, participa na categoria Ensino Fundamental: Anos Iniciais (4º e 5º ano) com o trabalho “Junto pela Paz: É tempo de semear”. A atividade faz parte do projeto “Semeadores da Paz: Unidos para fazer a diferença”, vencedor do Prêmio Mérito Educacional de Ensino Fundamental em 2017, realizado pela Secretaria Municipal de Educação de Itajaí. O anúncio da seleção foi realizado nesta segunda-feira (15).

“Busquei desenvolver valores relativos à paz e a não violência através de experiências significativas para a vida de todos. Em tempo de tantas guerras, conflitos e intolerância, nada melhor do que despertar nas pessoas o desejo de se tornarem semeadoras da paz”, explicou a professora.

Criado em 2005, o concurso é dirigido aos professores de escolas públicas que contribuem para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem desenvolvidos nas salas de aula. O prêmio é um reconhecimento ao trabalho de educadores que desenvolvem práticas inovadoras e bem-sucedidas de ensino em qualquer etapa do Ensino. A proposta é compartilhar experiências e contribuir para a melhora da qualidade de ensino no país.


Em todo o país se inscreveram 4.040 professores e apenas 30 foram selecionados para a etapa nacional. Os vencedores serão conhecidos em 29 de novembro, em cerimônia no Rio de Janeiro. Serão distribuídos R$ 305 mil em prêmios e os vencedores ainda serão agraciados com viagens educativas pelo Brasil e pelo exterior.

Premiada
A professora já conquistou o Prêmio Professores do Brasil, promovido pelo Ministério da Educação, em 2014, com o projeto “Intercâmbio Cultural: Viajando nas Asas do Conhecimento”, desenvolvido com os alunos das duas turmas de 4º ano da escola, que incentivou o intercâmbio cultural com alunos dos Açores, de Portugal. A professora foi também finalista do 2º Prêmio RBS de Educação com este projeto.

Exterior
O projeto “Semeadores da Paz: Unidos para fazer a diferença” representou Itajaí na International Conference Peace Education for Peacebuilding (Conferência Internacional Educação de Paz para a Construção da Paz), que ocorreu em dezembro do ano passado na Armênia. Representantes de 27 países participaram da Conferência e a professora itajaiense foi a única brasileira no evento.

Em agosto deste ano, o projeto foi apresentado na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, integrando a programação da International Academic Conference on Education, Teaching and Learning (Conferência Acadêmica Internacional sobre Educação, Ensino e Aprendizagem).

Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2024- Município de Itajaí