Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

Banda Filarmônica comemora 30 anos com apresentação no Teatro Municipal

O concerto “Uma volta pelo Brasil” será realizada nesta terça-feira (12) a partir das 20h, no Teatro Municipal
Data de inclusão: 11/06/2018 11:16

A Banda Filarmônica de Itajaí completa 30 anos de fundação neste mês de junho e vai comemorar a data com o concerto “Uma volta pelo Brasil”. A apresentação gratuita será realizada nesta terça-feira (12) a partir das 20h, no Teatro Municipal e o repertório vai contar com músicas das regiões de nosso país. O evento faz parte das comemorações da programação de aniversário de 158 anos de Itajaí.

 “A banda levará o público a viajar pelo Brasil, valorizando artistas de norte a sul do país. O espetáculo trará uma nova forma de apresentação, saindo do tradicional, criando uma interação entre os músicos e o público”, garante o maestro Luis Alberto Martins de Freitas.

Os instrumentistas representam o município nas atividades cívicas, festivas, competitivas, comemorativas e educacionais no âmbito municipal, estadual, nacional e internacional. A Banda Filarmônica já conquistou vários prêmios, entre eles, tricampeã estadual e bicampeã interestadual, além de receber uma menção numa cartilha editada pelo Projeto Bandas do Estado de Santa Catarina como modelo de gestão organizacional, formação, instrumentais e atribuições.

Nestes 30 anos de história, mais de três mil alunos já passaram pela Banda Filarmônica. “Ela tornou-se referência no nosso Estado por sua qualidade expressiva de execução, resultado do empenho da equipe de professores e alunos”, destaca o maestro.

São oferecidas gratuitamente oficinas dos seguintes instrumentos: musicalização, trompa, eufônio, trombone de vara, trompete, tuba, bateria, percussão de marcha, percussão sinfônica e popular e dança. As aulas são ministradas por uma equipe de professores da rede municipal, que atendem atualmente cerca de 300 alunos entre 8 e 17 anos, no contra turno escolar.

Para participar da banda, é necessário que o aluno tenha no mínimo 8 anos completos, dirigir-se até a sede da banda, que fica ao lado da Escola Básica Aníbal César, na Rua Estefano José Vanolli, no bairro São Vicente, acompanhado do pai, mãe ou responsável e apresentar os seguintes documentos: fotocópia da identidade ou certidão de nascimento, fotocópia da identidade dos responsáveis, 1 foto 3x4 e comprovante de residência.
A Banda ainda mantém quatro polos: E.B. Aníbal César, no São Vicente, E.B. Prof.ª. Judith Duarte de Oliveira, na Itaipava, E.B. Olímpio Falconieri, São Vicente e na E.B. João Paulo II, em Cordeiros.

Reconhecimento internacional
Nos anos de 2005, 2006 e 2008, a Banda Filarmônica de Itajaí participou do Festival Internacional de Bandas e Fanfarras na cidade de Melipilla, no Chile.
Em 2007 foi convidada pela cidade de San Antônio, no Chile, para realizar uma turnê na 5ª Região da República do Chile. Em 2009 realizou a segunda turnê na região metropolitana em Santiago, no Chile, realizando várias apresentações e lançou um DVD da turnê internacional.
Em setembro de 2015, a Banda realizou turnê em Portugal, nas cidades de Constância, Abrantes e Sardoal durante 12 dias.

Clique aqui e fique por dentro de todas as notícias dos 158 anos de Itajaí.

 

Imagens relacionadas

Banda Filarmônica comemora 30 anos com apresentação no Teatro Municipal
Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2024- Município de Itajaí