Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

Boletim 25/05: Confira o funcionamento dos serviços públicos de Itajaí durante a greve dos caminhoneiros

Data de inclusão: 25/05/2018 17:50

ATUALIZADO 29/05/2018 ÀS 09:24

O Município de Itajaí realizou nova reunião com o secretariado e o Gabinete de Gestão de Crise na manhã desta segunda-feira (28) para avaliar as medidas emergenciais que garantem a oferta de serviços essenciais na cidade, enquanto durar a greve dos caminhoneiros. As secretarias municipais estão de plantão para, a qualquer tempo, adotar medidas que sejam necessárias em favor da população.

“Com planejamento e ajuda mútua de todos os setores da administração municipal e da nossa comunidade, vamos conseguir minimizar os impactos da greve em Itajaí”, afirma o prefeito Volnei Morastoni.

SAÚDE
A Secretaria Municipal de Saúde realiza diversos ajustes na rotina para garantir o atendimento da população. Cirurgias eletivas e consultas estão suspensas nos hospitais e serão priorizados atendimentos de urgência e emergência.

Ambulâncias circulam normalmente. Serviços de hemodiálise, radioterapia e SAMU serão priorizados pela Secretaria. Os carros administrativos só serão usados em casos emergenciais.

O almoxarifado fará abastecimento das Unidades de Pronto Atendimento (UPAS) e Laboratório municipal. E, emergencialmente, para as unidades básicas de saúde.

Vistorias da Vigilância Sanitária estão suspensas, bem como visitas domiciliares, demais vistorias e transporte de pacientes para fora do domicílio. A entrega de amostras no Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), em Florianópolis, também está suspensa.

A maior preocupação da Secretaria de Saúde neste momento é com a falta de servidores, principalmente nas UPAS e SAMU, que tenham dificuldade de deslocamento. Por isso o Departamento de Atenção à Saúde ficará atento para remanejar funcionários para esses atendimentos. As unidades básicas de saúde continuam atendendo normalmente.

A orientação da Secretaria é que a população busque os serviços das UPAS do CIS e do Cordeiros somente em casos de urgências e emergências. Nos demais casos devem procurar as unidades básicas de saúde.

EDUCAÇÃO
Está garantido o transporte escolar aos alunos da Rede Municipal de Ensino. As aulas estão mantidas, com fornecimento de merenda em todas as unidades, até quarta-feira (30), véspera de feriado. Ficam adiadas apenas as atividades externas em que haveria o transporte de alunos.

TRANSPORTE PÚBLICO
A empresa Transpiedade, responsável pelo transporte coletivo, informa que mentém os serviços normalmente. Qualquer alteração, caso seja necessária, será comunicada pela empresa.

LIXO
A Ambiental Limpeza Urbana e Saneamento, empresa responsável pela coleta do lixo em Itajaí, informa alterações na rota a partir desta terça-feira (29). Em função do desabastecimento de combustível, a coleta está suspensa nas localidades Limoeiro, Brilhante e Campeche. Os demais pontos do município seguem com o serviço normalmente. A empresa informará se manterá os serviços no feriado de Corpus Christi, na quinta-feira (31). A recomendação da empresa é que a população fique atenta à passagem do caminhão coletor e não deixe os lixos na calçada caso haja alteração no cronograma normal.

OBRAS
A usina de asfalto paralisou as atividades na quinta-feira (24) e retomará os trabalhos quando normalizar a situação do abastecimento de combustível. A agenda do Cata-Treco também está com as atividades suspensas.

SEGURANÇA
As viaturas estão abastecidas para o atendimento de ocorrências e realização de blitze.

DEFESA CIVIL
Vistorias e demais ações que não sejam de extrema urgência serão canceladas até a normalização da situação.

ADMINISTRAÇÃO
As saídas dos veículos da Prefeitura para entregas de correspondências e serviços de logística em outros prédios da administração municipal serão realizadas apenas em horários preestabelecidos.

ASSISTÊNCIA SOCIAL
O Centro de Convivência do Idoso (CCI) funcionará apenas no período da tarde nesta terça (29) e quarta-feira (30). Com isso, não ofertará almoço nestes próximos dois dias. O local abrirá às 13h. O tradicional café da tarde e as demais atividades estão mantidas.

PROCON
O órgão fiscaliza os aumentos abusivos de preços em postos de combustíveis e também nos supermercados. O Procon de Itajaí também esclarece que não é ilegal os estabelecimentos determinarem cotas de compra em momentos emergenciais como o atual.

SEMASA
O Serviço Municipal de Água, Saneamento Básico e Infraestrutura comunica aos moradores de Itajaí e Navegantes que o sistema de abastecimento de água está operando normalmente. Porém, tendo em vista a greve dos caminhoneiros, a autarquia municipal orienta a população para que preventivamente economize água.

Considerando que não há previsão para a normalização do fluxo nas estradas, o Semasa está monitorando e agindo diante da impossibilidade da entrega dos produtos químicos necessários para o tratamento água.

Portanto, para que não haja paralisação do fornecimento, é também imprescindível que a população reduza o consumo a água. Com isso os estoques dos produtos químicos utilizados no tratamento, se manterão por um prazo maior.

PORTO
As movimentações no Complexo Portuário e no Porto de Itajaí estão ocorrendo normalmente, conforme o cronograma de manobras de atracações. A superintendência do Porto informa que a maior preocupação está relacionada à taxa de armazenagem de cargas na retroárea, que registra ocupação de 75% da área interna.

As operações também poderão ser afetadas com a falta de combustível diesel para operação das máquinas que fazem a movimentação portuária. Após o encerramento da greve, a superintendência do Porto de Itajaí tem a expectativa de regularizar os trabalhos no prazo de até 20 dias. O balanço geral das cargas movimentadas será divulgado no próximo relatório de estatísticas, que deve ser divulgado na primeira quinzena de junho.

O balanço geral das cargas movimentadas será divulgado no próximo relatório de estatísticas, que deve ser publicado na primeira quinzena de junho. 

Imagens relacionadas

Boletim 25/05: Confira o funcionamento dos serviços públicos de Itajaí durante a greve dos caminhoneiros
Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2024- Município de Itajaí